quarta-feira, 26 de junho de 2013

Capítulo 33: Bienvenue, Paris!

"Nós sempre teremos Paris"

Casablanca

---------------------------------------------------------

Ahhh Paris... Que cidade absurda! E mais um privilégio registrado no livro da minha vida. Obrigado, Senhor!


Talvez esta tenha sido a viagem que mais me preparei, tanto quanto a roteiro como internamente também. Procurei conversar com pessoas que estiveram lá, buscar dicas, priorizar os programas e sentir o clima antes mesmo de pisar na conhecida terra da luz. E foi tudo muito melhor do que o imaginado.

Apesar de ser conhecida como terra da luz e famosa por sua iluminação noturna, pouco vi disto tudo, afinal estive lá no final de semana do dia 21 de junho, aqui no velho mundo: solstício. Aproveitei mais a Paris diurna que a noturna, por assim dizer.

Não tenho dúvidas de que foi a viagem mais romântica que já fiz, não apenas pelo clima da cidade, mas por estar acompanhado de minha namorada, Fanny. Que por ela ser francesa, a viagem ganhou um bônus ainda maior, não apenas pela preocupação da comunicação por lá, mas por aprender mais sobre a cultura e costumes do povo, e degustar da culinária francesa que é um espetáculo!


Detalhe que no dia 21 de junho é comemorada em toda a França o Fête de la musique, que basicamente são bandas e artistas tocando em todos os cantos da cidade. Bares, restaurantes, esquinas, e alguns pontos mais estruturados nas ruas, os quais foram solicitados a Prefeitura anteriormente por eles. 

Procuramos dividir os 4 dias por áreas, andando muito a pé, de metrô e se perdendo também. Fomos nos principais pontos turísticos, mas obviamente não conseguimos fazer tudo, ainda mais se tratando de Paris. Porém procuro pensar pelo lado de que quando voltar sempre terei algo novo para conhecer. 

Torre Eiffel, Sacre Coeur, Moulin Rouge, Fête de la musique, Notre Dame, Shakespeare and Company, Jardim de Luxemburgo, Pantheon, Jardim de Rodin, Museu de Orsay, Rio Sena, Museu de Arte Moderna, Palácio de Versalhes, Museu do Louvre, Champs-Élyseés, Arco do Triunfo e Restaurante que foi gravado o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (o qual não foi planejado e descoberto depois de 20 minutos lá dentro). 

Assim como Londres é impressionante o quanto de cultura, história, arte e conhecimento você adquire em todos os cantos, pois além de preservar toda a história, eles ainda a oferecem para as pessoas. É indescritível a sensação de estar lá, o que por vezes as fotos não transmitem nem 30% do momento.


Sou uma pessoa que há tempos adotou uma filosofia para a vida e procuro leva-la comigo sempre. Não sou adepto a comparações, e talvez mais do que isso, acho que desgostoso à elas também. Para que comparar duas coisas legais diminuindo uma e elevando a outra? Se ambas são boas, não vou diminuir nada, mas sim exaltar o privilégio de ter mais. E assim levo quase tudo em minha vida, nas minhas opiniões. Das viagens que fiz até agora, Londres e Paris foram as que mais gostei, e cheguei a conclusão que não consigo e nem quero compara-las, porque são muito diferentes. Apenas cabe ressaltar que a beleza de Paris é algo que me deixou impressionado.

Para fechar o capítulo, deixo com vocês um vídeo que gravei e editei desta cidade que, como meu irmão me disse, ficará comigo para sempre na memória.




Ah sim, quase já ia me esquecendo. Na volta da viagem, já no aeroporto de Dublin, na minha vez de passar na imigração e apresentar o meu visto irlandês, a imigração do aeroporto diz ter algo errado com algumas informações minhas, retém meus documentos, fazem alguns questionários e me deixam mais de duas horas em uma sala fechada. Mas isso é lógico, são cenas para o próximo capítulo...

Thiago "Tôca" Santos

8 comentários:

  1. PÁRA TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

    COMO ASSIM TE DEIXARAM PRESO NUMA SALA NA IMIGRAÇÃO AQUI NA IRLANDA?!

    GENTE!

    ---
    Agora, sobre Paris: que bonitinho você e a Fanny! :)

    Engraçado você ter gostado tanto da cidade, pois conheço gente que foi e odiou. Acho que Paris tá no hall daqueles lugares que você ama ou odeia.
    E não acredito que vocês tavam no restaurante da Amélie sem nem ter planejado! QUE SORTE! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos maiores sustos que tomei aqui nesta viagem, Bá!

      E quanto a Paris, também ouvi coisas positivas e negativas, mas acabei caindo pro lado dos que gostaram. Sobre o restaurante da Amélie, surpresa sensacional!

      Bjo grande!

      Excluir
  2. Nunca tive vonta de visitar Paris...nunca nunca...mas que bom que vc gostou da cidade e principalmente, que bom que vc estava acompanhado de uma pessoal especial e ainda, FRANCESA! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rick! E sério, man... repense essa sua ideia de Paris. Valerá a pena! : )

      Excluir
  3. Adorei!
    Magnifique!
    E o vídeo, sem palavras, pois palavras são desnecessárias...
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Revisitei Paris com esta sua reportagem escrita e filmada. Gostei muito! Parabéns, filhão! E aquela sua foto com a Fanny no banco, então, ... está SEN-SA-CIO-NAL!!!! Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, gaúchão! Lembrei muito de você e da Mãe nesta viagem, Pai. Vocês e os filhos pequenos, que aventura. Paris é realmente absurda de legal! Bjs, te amo!

      Excluir