quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Capítulo 47: Para Roma com amor!

"Força e Honra"

Gladiador

--------------------------------------------------


Ave Caesar! 

É com está saudação que começo o penúltimo capítulo deste blog, a qual não poderia ser de forma mais especial por tratar sobre minha viagem à Roma. É meus amigos, sabe todas aquelas histórias que você já ouviu de familiares, amigos, desconhecidos, livros, televisão, filmes, que retratam a capital italiana como um dos lugares mais fantásticos e bonitos no mundo? Pois é, tudo verdade. 

Roma sempre foi um dos lugares que mais quis conhecer no mundo, e estava na minha lista de prioridades quando me mudei para este lado do oceano. Mas, por algumas mudanças no percurso no intercâmbio e escolhas, quase que ficou de fora. Ainda bem que consegui recuperar isso e, fechando este ciclo de viagens antes do meu retorno ao Brasil, concluo este ano "sabático"com chave de ouro. 

Coliseu e o Gladiador (depois da guerra!)

Em Roma sente-se o peso da História, mas de uma forma que não nos sintamos intimidados. Neste lugar onde deuses romanos, ruínas seculares e sólidos monumentos se fazem presente a cada esquina, tudo isso convive familiarmente com o mais comum dos mortais, nós seres humanos. E mesmo perdidos nas vielas, praças e labirínticas vias, nos encontramos sempre. Como li estes dias: 

"Nas suas vivências e personagens, nas suas histórias e memórias, que fazem da capital italiana uma metrópole cheia de adjetivos, simples e banais, palavras usadas para lhe emprestar por escrito uma aura que tem tanto de mística como de mítica, tudo de romântica, mas também de trepidante e caótica".

Nós meio que estávamos na ânsia de conhecer tudo de uma só vez, Museu do Vaticano - Capela Sistina, Igreja de São Pedro, Coliseu, Fontana de Trevi, Fórum Romano, Panteão, ver o Papa, comer pizza, experimentar o famoso sorvete, se empanturrar com massas e perceber que de moda temos muito o que aprender com os italianos. 

Poder ver o túmulo do apóstolo Pedro, poder respirar a obra fantástica de Michelangelo no teto da Capela Sistina, poder admirar a pintura que mais gosto (Escola de Atenas, Raphael), estar dentro do coliseu e ficar observando as águas correndo na Fontana de Trevi são imagens e momentos que me acompanharão na lembrança por toda a vida. E sim, o Papa estava lá e nós tivemos a chance de vê-lo e de assistir a missa no domingo de manhã junto com mais zilhões de pessoas ao nosso redor. 

Fontana de Trevi

E agora caímos na inevitável frase feita, realmente todos os caminhos vão dar em Roma. Ou seja, não há como esgotar a capital italiana, por todo lado e por toda parte haverá sempre algo novo para se ver e aprender. 

Só uma curiosidade e uma opinião pessoal para fechar o capítulo. Sabe a tradicional pergunta: Qual a melhor pizza do mundo? Atenção produção, polêmica: ainda fico com a de São Paulo. O sabor e o gosto são os mesmos, mas o diferencial pra mim em São Paulo é a variedade de sabores que temos. 

"You and me, we're meant to be, walking free in harmony, one fine day we'll fly away, don't you know that Rome wasn't built in a day, ye ye ye..."



Thiago "Tôca" Santos

12 comentários:

  1. Ouvi essa musica do fim na aula de ingles, boas lembrancas.

    Cara, Roma! <3

    15 dias pra eu ver isso tb! hohoho!

    A Europa vai sentir sua falta, mano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa música é TOP, e Roma é absurda. Você vai pirar lá, Rick! E, eu também vou sentir falta da Europa :(

      Excluir
  2. Roma é Roma, e ainda mais de trás pra frente!
    Bj. filho.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Incluam como destino em uma das suas próximas viagens, Xuxu ;)

      Excluir
  4. Gente.... Roma! Roma! Quem tem boca....

    Queremos mais fotos! Queremos mais detalhes!

    Em dezembro estarei lá pro show da Laura Pausini... que sonho!

    Pizza: nunca precisei provar a italiana pra saber que a paulistana é melhor! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai alucinar em Roma, Bá! Tenho certeza! O que precisar de dica, só falar. Bjo pra você ;)

      Excluir
  5. OI Thiago!!
    Concordo plenamente com a sua opinião sobre as pizzas. Prefiro as brasileiras!! Tanto a massa como a variedade dos recheios. Mas tbm gosto muito da pizza romana. Comíamos muito quando fomos a Roma com o meu esposo.
    Abraços
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande diferencial é a nossa diversidade, mas o gosto é o mesmo. Ambas sensacionais. Bjs, Andrea!

      Excluir
  6. Lugar mágico e muito muito romântico! !!! Adorei muito esta linda cidade! !! Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, que honra receber o seu comentário aqui, Carol. Valeu! Grande beijo para você!

      Excluir