"Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice"
Platão
-------------------------------------------
Aí você me pergunta: Mas Thiagão, é verdade que só chove na Irlanda?
E eu te respondo: Sim.
Engraçado que durante boa parte de minha vida eu sempre falei que preferia o frio que o calor, e dias nublados em São Paulo, me faziam bem. Costumo refletir mais nestes dias, fico saudoso e, por vezes, melancólico. Com saudades de tempos que não voltam mais, de pessoas que passaram pela vida, e de amores pelos quais chorei. Porém, por mais que seja conhecida como a "Terra da Garoa", estes dias passam e somos contemplados com um dia de sol, calor, os quais aproveitamos para dar um belo de um passeio no parque, ou dar um pulo no litoral para um dia com os amigos e a família.
Como disse em alguns capítulos anteriores, logicamente que pesquisei sobre o país que viria, e a previsão do tempo foi uma das primeiras coisas para poder me programar com as minhas roupas. E, apesar de continuar gostando muito do frio, devo assumir que esse tempo fechado todos os dias não é fácil.
Já ouvi de várias pessoas aqui, ao retornar ao seus respectivos países a seguinte frase:
- Chega! Não aguento mais esse frio. Não aguento mais esse tempo.
É difícil você acordar naquela disposição e, ao olhar pela janela, sua visão ser um céu cinza, chovendo e frio, diariamente. Tudo bem que não vivi o verão aqui (ainda), mas pelo que ouvi este céu não mudará muito.
Não reclamo disso, pelo contrário, é mais uma experiência que estou tendo, e querendo vivenciá-la ao máximo, para poder entender um pouco mais da vida por aqui. Não é à toa que alguns dos nossos comportamentos e mesmo a nossa cultura sejam diferentes desta a qual aqui vivo. E sim, neste caso falo especificamente do tempo.
Hoje mesmo, acordei com um dia de sol. Enquanto estava na aula, olhava a chuva cair pela janela. Ao retornar para casa um céu cinza. Pouco depois, chuva e granizo. Ao almoçar, os raios de sol (raros), se fizeram presente novamente. E, para variar, as 17h já estava tudo escuro.
Porém, apesar de ser incostante, cinza e introspectivo, este tempo aqui me proporcionou pela primeira vez na vida, realizar um antigo sonho: ver NEVE!
A primeira vez que vi neve na minha vida ficará marcado para sempre, e a emoção que senti, ao ver pela janela aquela coisa branca nos telhados, caindo do céu - a qual sempre vi pela televisão e fotos - se tornar realidade foi muito emocionante. Que privilégio!
Podem falar o que quiserem, que a neve é só legal no primeiro dia e que depois fica tudo melecado, etc. Mas, enquanto você não vive a experiência nada disso importa. Você quer ver neve, e muita.
Enfim, pode parecer papo de elevador ou taxista falar sobre o tempo, mas aqui, realmente é algo que chama muito a atenção no dia a dia.
Até o próximo capítulo, Folks!
Thiago "Tôca" Santos