quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Capítulo 11: National Leprechaun Museum e Kilmainham Gaol

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe".
Oscar Wilde

----------------------------------------------------------

Vamos falar de coisa boa hoje, pessoal? Vamos falar de TekPix!

Estou brincando, deixa isso para o Juarez. Hoje vou falar de dois lugares que conheci aqui em Dublin no final do ano passado, o Museu Leprechaun e o presídio Kilmainham Gaol. Conhecemos pelo museu.

Pior é usar a barba babada que todo mundo tira foto, inclusive o tonto aqui.

Este Museu dos Leprechaun trás basicamente toda a história sobre a lenda dos Leprechaun e sobre o folclore irlandês também. É interessante para ir uma vez, não mais do que isso. O preço é alto para o que lhe é oferecido (cerca de 8 euros para estudantes), e infelizmente, a guia que conduziu o meu grupo falava inglês muito rápido, com sotaque irlandês, o que me fez não entender muito de um assunto bastante específico. 

Como toda boa equipe de marketing, o museu provou que tem a sua, e ela é bastante eficaz. Basicamente em todos os panfletos e propagandas do local, eles usam uma sala em que os móveis são gigantes, e você vivencia por alguns minutos (poucos, pois eles logo pedem para você continuar andando), o que é ser um verdadeiro Leprechaun. É o ambiente mais interessante, e o melhor para conseguir uma foto bacana também, como as duas a seguir.

Bianca e Eu no sofá do filme "Querida, encolhi as crianças". 

Subir nesta cadeira não foi nada fácil. Sério.

Em um geral, valeu a visita. Mas por ser uma lenda tão forte aqui na Irlanda, eles poderiam pensar em colocar mais atrativos para o pessoal, ou proporcionar mais salar em que nos sentimos reais miniaturas. O site para quem quiser ter mais informações é: www.leprechaunmuseum.ie

Mudando o assunto de pato para ganso, vamos agora falar do presídio de Kilmainham Gaol. Sem dúvida nenhuma, está entre os lugares mais legais que visitei na cidade, e se você procurar por pontos turísticos em Dublin, este sempre está entre os mais indicados, e não é à toa. O preço é de 2 euros (estudante), e a visita guiada demora cerca de uma hora.

Escadaria famosa pela cena do filme "In the name of the father". 

O presídio é dividido por algumas partes, sendo algumas destas preservadas desde 1870, e outras mais recentes, quando o museu teve suas atividades encerradas aproximadamente na década de 50 do século passado. 

O passeio inclui conhecer as celas, a área externa e o museu do presídio também, com cartas que os presidiários enviaram as suas famílias, fotos de registros, entre outras peculiaridades que dão ao ambiente um clima de reflexão. 

Um lugar sensacional, e um modelo feio. 

Ela é um marco na história irlandesa, quando a fome obrigou as pessoas a roubarem comida, tornado-se lotada, e principalmente quando a Irlanda lutou pela sua independência, pois aqui foram executados os líderes do levante de 1916. (Parte adquirida pelo site Vida na Irlanda: www.vidanairlanda.com.br)

Alguns dos filmes gravados em Kilmainham Gaol:

The Italian Job, 1969
In the name of the father, 1993
Michel Collins, 1996
The Escapist, 2008.
E o clipe do U2, A Celebration.

Quem vier me visitar e tiver o interesse de ir lá, eu recomendo. Quanto a minha companhia, eu pensaria duas vezes.


Thiago "Tôca" Santos

4 comentários:

  1. Legal! Eu quero conhecer Kilmainham Goal! ;) Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua descrição de ambos os passeios. Com certeza, quem a lê fica com muita vontade de visitar esses locais. Eu fiquei, mas . . . Bj, filho!

    ResponderExcluir
  3. Xuxu, você irá conhecer, comigo ; ) Bjs

    Obrigado, Pai! Agora estou esperando a sua visita e da mãe! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Do clipe do U2 eu não sabia!

    ResponderExcluir