"Pior que não terminar uma viagem, é nunca partir."
Amyr Klink
---------------------------------------------
Goooooood Mooorning, Vieeetnaaaam!!!
(Ok, para quem não viu o filme, esse começo foi sem sentido algum!)
Em conversa com a minha família via Skype dias atrás falávamos sobre intercâmbio e sobre a "Nova Cara" deste nos dias atuais. E, papo vai, papo vem, fiquei pensando mais sobre o assunto e eis o motivo de escrever sobre isto neste post.
Antigamente fazer intercâmbio era algo raro, inacessível a maioria da população e poucas opções de escolha nos eram oferecidas. Se você não fosse da alta sociedade, pais ou parentes estrangeiros ou ganhasse na mega-sena, era um sonho distante e, admirados pelos amigos os que conseguiam esta proeza. As saudades eram grandes e o contato pequeno. Celulares, computadores e toda essa parafernalha tecnologica não eram algo comum e os poucos, mas preciosos minutos no telefone, eram realizados com grande intensidade. Lógico, após a dor da facada no final do mês com a sua conta de telefone. Receber um postal, então? Ele chegava a ficar exposto na sala de sua casa. Que bacana!
Com o tempo mais países começaram a desenvolver estes programas, universidades começaram a oferecer mais oportunidades de viagens para seus alunos e, mais informações se fizeram presente e, por consequência, mais pessoas começaram a ser beneficiadas. Como eu e você.
Engraçado que, das diversas coisas que ouvi quando vim para cá, algumas vezes (infelizmente) ouvi a seguinte frase:
- Vai fazer intercâmbio, é? Que playboy! Viagenzinha, curtir a vida... aí sim, queria isso pra mim também!
E eu me pergunto: então porque não começa a ir atrás ao invés de ficar com julgamentos lamentáveis em cima dos outros? Se tratando de intercâmbio você pode! Então sai desse discurso superficial pronto.
Isso que falo não vem de graça. Lógico, que não. E não vou fazer demagogia aqui ou usar discursos de uma vida sofrida que enfrentei, etc. Talvez algumas pessoas gostariam de fazer e não tem condições financeiras no momento. Mas isso pode mudar. Mas exigirá investimento, e não apenas economico.
Quando decidi vir pra cá, não foi algo como: "Quer saber? Cansei dessa vida. Amanhã estou indo fazer um intercâmbio!". Muito pelo contrário. Minha busca (de verdade) começou em 2009. E, após várias pesquisas, averiguar a economia, a situação do momento, pesar se largaria o trabalho ou não, entre outras coisas, abandonei o sonho, voltei a sonhar com ele, desisti de vez, e hoje em 2013 onde eu estou?
Ao invés de sair em um final de semana e gastar R$80,00 em bebida e comida, ou cinema, ou o que quer que seja, economize. Coloque o seu carro a venda, comece a andar de ônibus, e junte esse dinheiro no banco. Separe boa parte do seu salário para a sua poupança, ou o que lhe for cabível naquele mês. Depois de um tempo, você colherá os frutos. Foi assim comigo, porque não pode ser assim com você? Quantas vezes deixei de ter uma vida social com os amigos por conta disso? Quantas vezes neguei o desejo do consumo para poder economizar? Quantas vezes vi grande parte do meu salário indo direto para uma conta, e eu me controlando para não gastar? Pode não ser fácil, mas é totalmente possível, depende de você. E não me arrependo de nada disso, afinal estou colhendo os frutos hoje e aproveitando cada gota que consigo extrair.
E o que quero dizer com tudo isso? Hoje em dia fazer intercâmbio é algo muito mais possível que anos atrás. O próprio Governo Federal, por exemplo, está investindo neste belo programa Ciência Sem Fronteiras, em diversos países pelo mundo. As agências de intercâmbio e viagem cada vez mais com promoções, formas de pagamento e parcelamento mais cabíveis ao seu bolso. O Brasil, graças a Deus, com a taxa de desemprego baixa, oferecendo oportunidade à todos. Tudo está com cara nova, e o maior beneficiado disso somos nós.
Você tem a internet com seu infinito arsenal de buscas e respostas, para tirar dúvidas sobre intercâmbio em diferentes lugares (assim como este próprio blog!). Feiras de intercâmbio na sua cidade. Enfim, olha o tanto de informação que nos é transmitida e está a nossa volta atualmente.
O que era quase impossível e para poucos, hoje é bem possível e para muitos. O intercâmbio está de cara nova, e ela parece estar sorrindo pra gente. Se você tem vontade de fazê-lo, aproveite a chance, ela pode bater apenas uma vez na sua porta.
Thiago "Tôca" Santos