terça-feira, 9 de abril de 2013

Capítulo 20: Trinity College Library and Malahide Castle.


"Se você falar com o homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge o seu coração". 

Nelson Mandela

--------------------------------------------------------


Antes de mais nada gostaria de agradecer demais a você. Sim, você mesmo que está lendo esse blog agora. Para de olhar para trás, é você mesmo. Ah, você clicou aqui sem querer? Tudo bem. Mesmo assim meu muito obrigado. Apesar de apenas cinco meses de funcionamento, fico honrado com as mais de 4 mil visitas de várias partes do mundo. Pessoas começando a me procurar para tirar dúvidas sobre o intercâmbio, pegar informações sobre a Irlanda, minha vida, vídeos, etc... enfim, VALEU! 

Para você que ainda não sabe, coloquei uma opção aqui do lado direito do blog do Google Tradutor. Como escrevo apenas para o público brasileiro, preferi optar por escrever em português (faz sentido!), e mesmo sabendo da tradução safada que o Google Tradutor oferece, é uma opção para os gringos. Mas, pensando bem, porque estou escrevendo esse parágrafo em português? Não fez sentido nenhum e você perdeu 2 minutos da sua vida lendo essa baboseira. Desculpe.


Mas vamos ao capítulo propriamente dito, e comecemos pela BIBLIOTECA DA TRINITY COLLEGE.

Me interessei pelo lugar por estar dentro da principal universidade da Irlanda e por conter uma série de livros antigos. Oi? Tá bom, é mentira. Me interessei mesmo porque ouvi falar que tinham gravado o Harry Potter lá, e como leitor dos livros quis conhecer. 

A biblioteca tem alguns fatos interessantes, como ser a biblioteca com o maior acervo de publicações da história da Irlanda, com inúmeros exemplares em uma sala muito grande e bonita. Se você viu o filme, sabe do que estou falando. Contém o famoso "Livro de Kells", manuscrito rarissimo e peça fundamental do cristianismo irlandês. 

Mas em um geral? É meia-boca total. Valeu por tirar algumas fotos e ver algumas gravuras do manuscrito, mas em 20 ou no máximo 30 minutos você já está procurando a saída. 

Fatos curiosos: 

- Não há menção do filme Harry Potter em nenhum lugar, mas os funcionários do local (e a internet) te fornecem estas informações. 
- O Arquivo Jedi, do Templo Jedi, no filme "Star Wars II: O Ataque dos clones" é baseada na biblioteca.

Preço que paguei: 8 euros (estudante).
Preço justo: 3 euros.


Mudando o assunto de pato para ganso, falemos agora sobre o CASTELO DE MALAHIDE.

Este Castelo é um dos mais famosos e tradicionais na região de Dublin e arredores. Para ser mais preciso, Malahide é um vilarejo próximo a Dublin. 

Nunca havia estado em um lugar parecido antes, e saber que o mesmo tem mais de 900 anos - quase o dobro de tempo do que o meu próprio país - é muito louco!

A área ao redor do Castelo é de aproximadamente 250 acres e, historicamente pertenceu a Família Talbot até 1975, quando passou a pertencer ao Governo Irlandês e anos mais tarde ser aberto ao público.

Dentro do Castelo você faz um tour guiado, e conhece várias salas, curiosidades, modos de vida, objetos peculiares da época e histórias sobre os fantasmas que habitavam (ou habitam, vai saber) no local.

Acabei indo em um dia que, apesar do sol, estava um vento muito gelado e uma temperatura bem baixa. Porém, se você for no verão (o que é mais aconselhável, até porque os horários de visitação são mais flexíveis), o "jardim" do Castelo é uma ótima área para você passar o tempo fazendo um piquenique, lendo um livro, conversando com os amigos, namorando ou mesmo relaxando com uma bela paisagem.

Para chegar lá é bem fácil. Você pode pegar o ônibus 42 na Lower Abbey Street (no Centro de Dublin), e ficar atento quando avistar a área do Castelo. É bem perceptível o local.

Preço que paguei: 8,50 euros (estudante).
Preço justo: 8,50 euros. 


Thiago "Tôca" Santos

4 comentários:

  1. Ahhhhhhhhh, meu!

    Eu tava tão animada pra conhecer a biblioteca, mas é assim sem graça mesmo?! :(
    Vale pagar 8 euros só pra tirar foto lá? Vou pensar bem a respeito...

    ResponderExcluir
  2. Essa é a pergunta que você tem que se fazer: vale a pena pagar 8 euros pela foto? A biblioteca é legal, mas...

    ResponderExcluir
  3. Tôca!

    Primeira vez que entro no seu blog. Soube agora de sua existência.
    Procurei por notícias tuas porque bateu uma mínima saudade, só de leve, mas já tá passando, já passou, saudade? Nunca tive. Fomos apenas colegas.

    Lerei mais por aqui para ter alguma noção de como andam as coisas.

    Abraços nos glúteos provavelmente avermelhados pelo frio irlandês e mais rechonchudos que nunca.

    - Hóracles

    ResponderExcluir
  4. Horácles, seu grandissímo filho da... (complete como melhor lhe convém!).

    Você estudou comigo, certo? Ginásio, ensino médio? Não lembro. Nem quero também.

    Como andam as coisas por aí? Fico feliz em saber que acompanhará o blog, e desde já lhe peço desculpas por isso. Hahahah!

    Grande abraço e um beijo no seu popô sardento!

    ResponderExcluir