quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Capítulo 40: Aprendendo a não colocar a vassoura atrás da porta!

"A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança"

Friedrich Nietzsche 

----------------------------------------------------------

Há uns meses atrás enviei este texto para o site Papo de Homem e, após eles terem pedido algumas alterações para uma eventual publicação, compartilho com vocês por aqui:

"E a gente não cansa de aprender, com situações extremamente cotidianas, porém antes não vistas ou percebidas. Por exemplo? Receber visita. A primeira lida nesta frase parece algo comum e óbvio. Porém, nesta experiência que estou tendo o privilégio de desfrutar, é mais uma coisa que colocarei no currículo.

Primeiro, deixe-me situá-los do porquê da expressão citada "nesta experiência". Estou morando na Irlanda, em Dublin mais especificamente. Resolvi colocar a mochila nas costas e mudar o estilo de vida por um tempo, ir atrás de um sonho. Óbvio que aprender inglês é uma ótima desculpa para quem faz intercâmbio, mas a real é que esta viagem é muito mais que isso. E, da mesma maneira que vivencio uma liberdade nunca antes vivida - já que morava com meus pais até vir para cá - vivencio também uma responsabilidade nunca antes vivida.

Um grande poder traz uma grande responsabilidade 

Quando a gente mora com os pais nem sempre se dá conta do trabalho que dá receber uma visita. Pelo menos comigo era assim. 

- Filho, semana que vem os seus primos chegam para passar uns dias conosco.
- Tá bom, Mãe.
- Tenta dar uma organizada no quarto, por favor.
- Tá boooom, Mãe. O que tem de janta hoje?

E acabava que nunca organizava nada, e de repente meus primos estavam na frente da porta do meu quarto, no caso bagunçado. Entretanto, quando você começa a morar sozinho a história muda de lado e você vai para o lado negro da força, digo, para o lado dos seus pais.

Algumas vezes durante este ano que estou aqui do outro lado do oceano recebi visitas de amigos e família do Brasil. E, como um bom anfitrião (ou quase isso) procurei fazer tudo da melhor maneira possível para o bom conforto de todos. Só que é justamente nestas situações que você começa a se preocupar com coisas nunca antes pensadas na história deste país: O que será que eles gostam de comer? Se eles vão chegar do aeroporto com fome? Deixo algo mais ou menos pronto? Qual vai ser o cardápio da semana? E o roteiro do dia? Coberta, lençol e travesseiro para todos? Para quem eu posso pedir um favor? Tenho leite, manteiga, queijo, presunto, água e pão como comida básica disponível? 

Por mais que pareçam perguntas para quem está na larica, é importante você se preocupar com o que o pessoal vai comer. Além do que deixar para pensar isso na hora vai frustrar, muito provavelmente não sairá como planejado e ir ao mercado com fome é um rombo desnecessário para a carteira. 

O que vamos fazer? Dar uma estudada na cidade antes e nas atrações destas são fatores importantes. Essa pessoa que vem me visitar gosta do que? Onde posso levá-la? 

Onde vão dormir? Tem coberta suficiente? Lembre que você não está no seu país e a temperatura é diferente, sem falar da limpeza do quarto/casa. E não, não aquela limpeza quase um assopro que você enganava seus pais no passado, mas uma limpeza de verdade. Tirar e lavar cortina, tapete... Pode ser quase uma missão impossível, mas exatamente como no filme, procure deixar o resultado final da melhor maneira possível.

Já aprendeu a varrer um chão ou limpar uma estante?

Engraçado que hoje, olhando e relembrando meus pais antigamente, entendo o porquê diversas vezes eles pareciam longe em pensamento ou preocupados com algo. Apesar do prazer, da diversão, e de tudo o mais de bom que uma visita nos proporcionava, meus pais sempre a deixavam no maior conforto possível, e isso eu acabei herdando e aprendendo com eles.

E um grande treinamento para isso é você começar a se observar como visita quando está visitando um familiar, um amigo, uma amiga com segundas intenções ou seja lá o que for. Todos gostam de ser bem tratados. Duas dicas de ouro aqui são: 1 (como anfitrião). Procure comprar algo diferenciado para aquela pessoa que está te visitando. Se você sabe que ela gosta de, por exemplo, BIS sabor limão, mas com gosto de tamarindo, é esse mesmo que você vai revirar a cidade para achar. Pode parecer bobagem, mas faz uma diferença monstruosa; 2 (como visita). Ajude a limpar, lavar a louça, dar uma organizada. Depois de viver do lado de cá, serei uma visita diferente daqui para frente também. Não que eu fosse porcão ou folgado, sempre ajudei, mas percebi que sempre posso ajudar um pouco mais, mesmo que ouça um: "não precisa" de começo.

O resultado de tudo isso que estou falando bem provável que seja: você (e eu) acaba esquecendo metade e vai se virando nos 30 durante a semana. Mas isto no começo, depois você começa a pegar o jeito da coisa. Em um geral, entre mortos e feridos, salvam-se todos." 


Thiago "Tôca" Santos

2 comentários:

  1. Ahhhhhhhh, virar gente grande é foda mesmo! hahaha

    Eu recebi uma amiga aqui mas ela é super tranquilona, então fizemos tudo juntas: fomos ao mercado comprar as coisas, ela ajudou em todas as "tarefas". Tive sorte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma facilidade que damos muito mais valor agora, não é mesmo Bá? ; )

      Excluir