"Sempre é preciso saber quando uma etapa está chegando ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais tempo do que o necessário perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver"
Fernando Pessoa
----------------------------------------------------------
Como diria Truman - o personagem de Jim Carey no filme O Show de Truman - "Caso eu não os veja novamente, bom dia, boa tarde e boa noite".
É com está frase acima que inicio aquele que será o último capítulo deste blog e desta aventura sensacional que foi o meu intercâmbio na Irlanda nos anos 2012 e 2013, a qual vocês puderam acompanhar - em partes - por aqui.
Após meses de estudo, mais alguns meses de trabalho, onze países viajados, várias cidades na Irlanda visitadas, pessoas novas se apresentando e se despedindo, (muita) batata nas refeições, um novo amor na minha vida e histórias que renderão bons momentos ainda, me despeço de um país que nunca mais será o mesmo para mim.
Agradeço desde já todos vocês, leitores, que acompanharam, que comentaram, que curtiram a Fan Page no Facebook, que mandaram mensagens, torceram por mim, viajaram junto comigo, e alguns de maneira mais especial puderam e tiveram a chance de me visitar. Meu muito obrigado! - E de forma especial aos meus pais, sem os quais nada disso seria possível.
Tropecei na questão que diz respeito a trabalho, apesar de ter lutado e tentado muito, infelizmente certas coisas não dependem só de mim. Oportunidades que não apareceram, pessoas para me indicar que eu não conheci, o fator de ter o visto de estudante e nenhuma cidadania européia me atrapalharam, mas apesar disso ainda consegui lavar uns pratos, juntar a minha grana e viajar por aqui, o que era o meu objetivo desde o começo.
A questão do inglês saio mais do que satisfeito. Tenho muito o que aprender ainda, mas daquele inglês macarrônico que cheguei para o comunicável que tenho hoje em dia, missão cumprida.
Voltarei outro, mas um outro que apenas continua aprendendo com a vida e que sabe que nada sabe ainda. Experiência, maturidade, conhecimento nunca serão demais e continuarei buscando evoluir com o passar dos dias, onde quer que eu me encontre no futuro. Assim como Alexander Supertramp se expressa, fonte de inspiração para este blog - Into The Wild - continuo procurando o meu Norte. Qual será o próximo capítulo?
Antes de encerrar, deixo com vocês meu último vídeo, o qual gravei um pouco antes de sair de Dublin, gravando imagens de lugares os quais estive sempre por lá durante este ano.
Parafraseando o gênio Woody Allen, eu não tenho medo de ir embora, apenas não quero estar lá quando isto acontecer.
Thiago Tôca Santos
FIM