sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Capítulo 38: Parques em Dublin

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome"

Mahatma Gandhi

----------------------------------------------------------------

Uma das coisas que pesquisei antes de vir para cá e o fiz logo que cheguei foi visitar os parques aqui pela cidade. Em São Paulo, costuma ir ao Parque do Ibirapuera com bastante frequência, correr, caminhar, observar o movimento e fugir um pouco daquela selva de pedra que o cercava. Muito influenciado por meus irmãos este comportamento. 

E aqui na Irlanda não foi diferente. A Irlanda é o país da Europa com mais área verde, e consequentemente com mais parques e reservas naturais. Ao todo na Irlanda são cinco parques nacionais e setenta e cinco reservas culturais. E uma das principais atividades que fazemos com quem vem nos visitar é levar aos parques para um passeio. E opção é o que não nos falta.

Como disse no capítulo com a magrela, eu e ela já estivemos em vários destes parques, sendo este um destino frequente no meu dia a dia. E não apenas meu, pois apesar de no verão ser muito mais frequentado, os irlandeses e turistas sempre estão presentes fazendo os seus piqueniques, jogando bola (quando permitido), tomando sorvete, lendo um livro, caminhando, praticando o seu esporte ou simplesmente fazendo um break no horário de almoço.

Não vou falar de todos os parques aqui, mas sim alguns que me chamam mais atenção e os quais costumo ir com mais regularidade. 

SAINT STEPHEN'S GREEN - Localizado no final ou no começo da Grafton St. - depende o ponto de referência - é um dos mais antigos e populares, cheio de canteiros de flores coloridas, estátuas, lago e um jardim para deficientes visuais. Talvez o meu favorito aqui, muito acolhedor. 


PHOENIX PARK - O maior parque fechado da Europa está localizado ao lado do Rio Liffey, e é aberto 24 horas por dia. Dentro dele estão localizados o Dublin Zoo, a casa do Presidente e a casa do Primeiro-Ministro. A extensão dele é absurda de grande, então a melhor opção é alugar uma bicicleta em uma de suas entradas e percorrer pedalando os principais pontos. Ele tem várias partes em que o sentimento de isolamento com a cidade se fazem muito presentes. 


MERRION SQUARE PARK - É um parque que recebe mais atrações, como artistas, exposições e festivais pequenos. Localizado na frente da casa em que morava o famoso escritor irlandês Oscar Wilde, você pode encontrar uma estátua do mesmo no meio do parque. 


EAMONN PARK - Do lado da minha casa - entre a Sundrive Road e Clogher Road - este parque oferece facilidades para quem quer jogar futebol de quadra ou campo, tênis, basquete ou, principalmente, para quem quer andar de bicicleta, pois tem um velódromo na sua parte central. 


BUSHY PARK - Além de tudo o que os outros parques oferecem, este tem uma pista de skate e bicicleta para a galera realizar suas manobras, campo para treinar futebol gaélico, além de uma área cheia de árvores, como uma gruta. Um pouco afastado do centro, localizado em Terenure, Dublin 6.


Como falei, a lista de parques é imensa, mas vale conferir e pesquisar sobre mais estes aqui também:

Dublin's Secret Garden - Dublin 2
National Botanic Gardens - Dublin 9
St. Patrick's Park - Dublin 8

Sei que este post, para quem não reside aqui ou para quem não planeja visitar a cidade é inútil, mas de vez em quando informações quanto a isso são relevantes a serem compartilhadas.

Thiago "Tôca" Santos

6 comentários:

  1. Ah, adorei esse post!

    Nunca ouvi falar dos parques Eamonn nem do Bushy... Eu morava perto do Phoenix Park (ainda moro relativamente perto) mas quase nunca vou lá. Costumo ir no Stephen's Green que tá bem no coração da cidade e é um parque lindo e não muito grande! O Phoenix é gigantesco, não conheço nem 10% daquele parque! :)

    Em SP, eu morava longe de tudo, então quase nunca ia. No Ibirapuera ia uma vez por ano, no Villa-Lobos ia mais frequentemente andar de bicicleta. No ano passado fiz meu aniversário lá! :)

    ResponderExcluir
  2. O Parque do Ibirapuera e o Parque Villa Lobos são top mesmo lá em SP. Gosto muito dos dois, mas por morar perto do Ibirapuera ia mais nele. O Phoenix Park eu já pedalei bastante lá e estou cada vez mais conhecendo mais dele. Esses outros dois que citei ficam do lado de casa, por isso que citei eles no post. Bjs, Bá! E aguarde o próximo capítulo, rs ;)

    ResponderExcluir
  3. Filho, o seu jeito de descrever esses locais despertam na gente um desejo imenso de caminhar por eles. Um beijão, querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que enquanto caminho neles, várias vezes, vocês estão lá comigo também. Em pensamento, mas estão! Bj, Pai!

      Excluir
  4. Na expectativa por passeios deliciosos! ;)

    ResponderExcluir